quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Em busca da Realidade


É simplesmente inacreditável tudo o que acontece Universo afora. É inconcebível à mente humana, sequer imaginar a infinitude deste Universo. Olhando essas fotografias do Telescópio espacial Hubble, só podemos nos quedar boquiabertos com tamanho absurdo!


Imagens fotografadas recentemente de um passado remoto. Zilhões de anos-luz fotografados ainda hoje. Explosões estelares, formações nebulosas, buracos negros, enquanto estamos aqui, preocupados com mesquinharias.

Fico imaginando qual será a experiência de Ser a Totalidade, tal como nos ensinam as escrituras védicas e seus mestres iluminados. Segundo eles, JÁ SOMOS essa Totalidade. Não temos a experiência consciênte de Ser Totalidade devido à identificação tão forte que temos com uma pessoa, um corpo-mente com uma história que se resume a um pelo perto da história que têm as estrelas, as galáxias, sabe-se lá quantas são! Perto dessas imagens, nossas crises ficam pequenas...

O Ser total está, a cada micro-segundo, criando e destruindo estrelas, planetas, assim como nosso micro-sistema físico, o corpo, está criando e destruindo células. Mas, se não conseguimos, sequer, ser conscientes da criação e destruição de nossas próprias células, como poderíamos estar conscientes da criação e destruição que ocorrem em nível astronômico, como mostram essas imagens? Graças à tecnologia, podemos ter consciência, mas não por nossa própria experiência direta.

E o que é ainda mais assustador, é que, paradoxalmente, essas imagens apenas parecem nos tornar mais ciêntes da realidade, quando, em verdade, nos obrigam a reconhecer que ainda continuamos não sabendo de nada.

Quantos universos ainda estão por ser descobertos? Até onde poderemos chegar?

E mais; já sabemos do vazio que constitui a matéria. Para quê precisamos descobrir ainda mais vazios? Já não é hora de retornarmos todas essas zilhões de milhas para dentro de nós mesmos e descobrir o que realmente possa nos interessar?
Ou será que o medo de descobrir em nós mesmos o mesmo negro vazio é o que nos impede de regressar? Fechar os olhos para dormir parece simples à todos. Mas fechar os olhos para olhar o negro que se forma diante da visão e permanecer plenamente consciente já é bem mais difícil. Daí a infinidade de pensamentos que surgem ao fazermos. Mecanicamente o nosso sistema nos protege de um suposto perigo. É hora de encará-lo e ver se ele tem alguma base real em si mesmo.

Nenhum comentário: